Selenidera é um gênero de aves Piciformes da família Ramphastidae. Inclui cinco espécies, nativas de zonas florestais do Brasil. Os Selenidera são aves de médio porte, semelhantes a tucanos. São aves muito coloridas, quer na plumagem, quer no bico grande e forte que apresenta padrões e cores variável de espécie para espécie. Os Saripocas habitam zonas de vegetação densa, preferindo os estratos superiores da floresta. A sua alimentação é feita à base de insetos, outros pequenos invertebrados e frutas.
Mede cerca de 33 cm de comprimento e pesa por volta de 170 g. O macho apresenta cabeça, garganta e peito pretos, os quais são marrons na fêmea. Tem de três a cinco riscos transversais no bico, que variam de formato de indivíduo para indivíduo. Tem um tufo de penas pós-oculares de cor amarelo-ouro. Possui uma grande mancha escura na íris, anterior e posterior à pupila, comum ao gênero Selenidera.
Habita a copa de florestas úmidas, em seu interior e nas bordas. Como os demais araçaris, vários indivíduos costumam dormir juntos em um mesmo buraco de árvore.
Habita matas de galeria, matas secundárias e primárias. Sempre nas copas das árvores, em pares ou pequenos grupos.
Vive em matas de terra firme, matas de várzea e mata de transição. Solitário ou aos pares ou mesmo em pequenos grupos com até 4 indivíduos.
Selenidera gouldii possui o bico pardo com base branca, maxila com uma grande mancha preta a qual se repete de forma reduzida na mandíbula, anel perioftálmico nu com coloração verde-intenso e íris verde azulada e 33 cm de comprimento (SICK, 1997).
É comum no noroeste da Amazônia, mas com registro de ocorrência isolado para o Amapá, no nordeste da Amazônia. Alimenta-se principalmente de frutos.